Servidores técnico-administrativos da UFCA declaram greve
A tarde de 13 de março de 2024 foi histórica para a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mais de 150 servidoras e servidores participaram – presencialmente ou de forma remota, em plataforma online, da assembleia geral organizada pelo SINTUFCe, Sindicato dos Trabalhadores das universidades federais do Estado do Ceará. Na ocasião, os trabalhadores decidiram aprovar uma greve por tempo indeterminado.
O número de participantes representa mais da metade dos técnicos que trabalham na instituição. “Nunca houve uma assembleia com essa participação, com quase 60% do total dos servidores”, comemora o servidor da UFCA e coordenador de campi avançado do SINTUFCe, Gedeão Correia.
Durante a assembleia, foi decidido que o comando de greve será instalado no próximo dia 20 de março, quarta-feira com a presença de companheiros e companheiros de luta de todo o Cariri.
“A categoria veio em peso discutir e atender a esse chamado pela luta. A esse chamado para dar uma resposta ao governo que tem desrespeitado nossa categoria”, comemora Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCe e também servidor da universidade. “A greve vai avançar na valorização dos TAEs e na defesa da UFCA, que sendo a universidade nascida da expansão, ela precisa, neste momento, de maior atenção do Governo Federal, como a gente tem presenciado”.
Trabalhadores das universidades e dos institutos federais de todo o Brasil estão discutindo paralisações para reivindicar a recomposição salarial, a reestruturação da carreira e a equiparação de benefícios.
UFC EM GREVE
Os servidores técnicos administrativos da UFC também deflagraram greve na última segunda-feira, 11. A paralisação se iniciará nesta sexta-feira, 15, com a instalação do comando de greve.
Fonte: SINTUFCE | Foto: Divulgação.