Senac apresenta quatro opções de cursos para quem quer trabalhar com Moda

Mídia Pública | Além do Texto

O mercado da moda envolve diversos tipos de profissionais. Veja algumas opções de cursos para quem se interessa pela área.

Muito mais que uma necessidade, o ato de se vestir é também uma forma de se expressar e se comunicar com o mundo. E desse ato surgiu também um mercado que é um dos maiores do mundo. O mercado da moda movimenta cerca de US$ 525 bilhões por ano (de acordo com a consultoria italiana Finaria), e para além das questões financeiras, ele atrai muita gente que quer transformar a paixão pela arte de vestir em carreira.

Quando se pensa nisso, normalmente, o curso de estilismo é o primeiro que vem à cabeça. Mas a verdade é que, num mercado tão amplo, existem diversas possibilidades para se qualificar na área. O Senac Ceará está com matrículas abertas para várias turmas nesse segmento, entre cursos rápidos e mais aprofundados. Veja aqui algumas das opções:

Desenhista de Moda

O desenhista de moda é o profissional que trabalha com ilustração e desenhos técnicos de moda, considerando o estilo, olhar estético e o mercado em que atua. Neste curso, o foco é desenvolver essas habilidades. Entre os conteúdos abordados, estão correlacionar tecidos e aviamentos à proposta do produto; repertório técnico de vestuário, aviamentos, acabamentos, costuras, partes da peça e detalhes do vestuário; utilizar ferramentas de desenho e técnicas de desenho de moda, proporção, vestibilidade e texturas.

Costureiro

Fundamental no mundo da moda, o profissional especializado em costura tanto pode trabalhar por conta própria, como é bastante procurado pelas empresas do ramo. No Senac Ceará, o curso está com inscrições abertas em Fortaleza, Sobral e Aquiraz. No programa de aulas, estão assuntos como processo de corte e montagem de peças do vestuário, aviamento, tipos e adequação ao tecido, pré-montagem de peças de vestuário com costura manual, alinhavo e procedimentos e técnicas de costura.

Modelista

Tirar o projeto de uma peça de roupa do papel e transformar os tecidos naquilo que foi planejado é um processo que tem várias etapas. Uma das mais importantes é a criação dos moldes, especialidade do modelista. Neste curso, o aluno aprende técnicas como interpretar e calcular utilizando tabelas de medidas, manusear máquinas, ferramentas e acessórios, sequência operacional e montagem de peças femininas e masculinas.

Acertos e consertos do vestuário

Este curso é para quem já tem o curso de costureiro, ou experiência na área, e deseja se especializar em técnicas para fazer acertos e consertos. Com carga horária menor, ele foca em assuntos como técnicas de descoser (desfazer) e alfinetar, técnicas de corte para ajuste e reajuste, gancho, cós, pense, pernas, acabamento das peças e tipos de bainha.

Veja mais informações sobre esses e outros cursos da área de moda no site do Senac Ceará.

Mídia Pública | Além do Texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.