Papa: “Se você dá esmola sem tocar a realidade, sem olhar nos olhos da pessoa necessitada, essa esmola é para você…”

Mídia Pública | Além do Texto

O Evangelho da liturgia hodierna narra a parábola do Bom Samaritano (cf. Lc 10,25-37) – todos a conhecemos. Ao fundo está a estrada que desce de Jerusalém a Jericó, ao longo da qual se encontra um homem que foi espancado e roubado por bandidos. Um padre que passa o vê, mas não para; ele continua indo. Um levita, alguém que prestava serviços no templo, faz a mesma coisa. “Mas um samaritano”, diz o Evangelho, “de caminho, chegou onde estava e, vendo-o, compadeceu-se” (v. 33). Não nos esqueçamos desta palavra – “teve compaixão dele”. É isso que Deus sente cada vez que vê que estamos com um problema, pecamos, estamos passando por miséria. “Ele teve compaixão dele”. O evangelista faz questão de especificar que este samaritano estava em viagem. Assim, embora tivesse seus próprios planos e se dirigisse a um destino distante, aquele samaritano não inventa uma desculpa, mas se deixa envolver, se permite envolver com o que aconteceu ao longo do caminho. Pensemos nisso: o Senhor não está nos ensinando a fazer exatamente isso? Olhar para longe, para o nosso destino final, prestando muita atenção aos passos a dar aqui e agora para lá chegar.

É significativo que os primeiros cristãos fossem chamados de “discípulos do Caminho” (cf. At 9,2). De fato, o crente se parece muito com o samaritano – como ele, o crente está em uma jornada, é um peregrino. O crente sabe que não “chegou”, mas quer aprender a cada dia, seguindo o Senhor Jesus que disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14,6), “Eu sou o caminho ”. O discípulo de Cristo caminha seguindo-O e torna-se assim um “discípulo do Caminho”. Ele ou ela vai atrás do Senhor, não é sedentário, não, mas está sempre a caminho. Ao longo do caminho, ele conhece pessoas, cura os doentes, visita aldeias e cidades. Isto é o que o Senhor fez, ele estava sempre em movimento.

O “discípulo do Caminho”, isto é, nós cristãos, observa, portanto, que seu modo de pensar e de agir muda gradativamente, tornando-se cada vez mais conforme ao do Mestre. Seguindo os passos de Cristo, o discípulo torna-se um caminhante e – como o samaritano – aprende a ver e a ter compaixão. Ele vê e tem compaixão dele. Antes de tudo, para ver: seus olhos estão abertos para a realidade, não egoisticamente fechados no círculo de seus próprios pensamentos. Em vez disso, o sacerdote e o levita veem o infeliz, mas passam como se não o vissem, olham para o outro lado. O Evangelho nos ensina a ver – leva cada um de nós a compreender corretamente a realidade, superando preconceitos e dogmatismos a cada dia. Tantos crentes se refugiam atrás de dogmatismos para se defender da realidade. Depois, ensina-nos a seguir Jesus, porque seguir Jesus ensina-nos a ter compaixão – a ver e a ter compaixão – a tomar consciência dos outros, sobretudo dos que sofrem, dos necessitados, e intervir como o samaritano, não passar, mas parar.

Diante desta parábola evangélica, pode acontecer que culpemos os outros ou a nós mesmos, apontando o dedo para os outros, comparando-os ao sacerdote ou ao levita – “Aquele, aquele continua, aquele não para…” – ou mesmo culpar a nós mesmos, contando nossas próprias falhas em dar atenção aos nossos vizinhos. Mas eu gostaria de sugerir outro tipo de exercício para todos vocês, não aquele que encontra falhas, não. Certamente, devemos reconhecer quando fomos indiferentes e nos justificamos. Mas não vamos parar por aí. Devemos reconhecer isso, é um erro. Mas peçamos ao Senhor que nos ajude a superar nossa indiferença egoísta e nos colocar no Caminho. Peçamos a ele que veja e tenha compaixão, isso é uma graça. Precisamos pedir ao Senhor: “Senhor, para que eu veja, para que eu tenha compaixão como você me vê e tenha compaixão de mim”. Esta é a oração que vos sugiro hoje. “Senhor, para que eu veja e tenha compaixão como tu me vês e tenha compaixão de mim” – para que tenhamos compaixão daqueles que encontramos no caminho, sobretudo daqueles que sofrem e estão necessitados, para nos aproximarmos a eles e fazer o que pudermos para ajudá-los. Muitas vezes, quando estou com algum cristão que vem falar de coisas espirituais, pergunto se dão esmolas. “Sim”, a pessoa me diz.

“Então, me diga, você toca a mão da pessoa para quem você deu o dinheiro?”

“Não, não, eu jogo lá.”

“E você olha nos olhos dessa pessoa?”

“Não, isso não passa pela minha cabeça.”

Se você dá esmola sem tocar a realidade, sem olhar nos olhos da pessoa necessitada, essa esmola é para você, não para aquela pessoa. Pense sobre isso. Eu toco a miséria, mesmo a miséria que estou ajudando? Eu olho nos olhos das pessoas que sofrem, das pessoas que eu ajudo? Deixo-vos com este pensamento – ver e ter compaixão.

Que a Virgem Maria nos acompanhe neste caminho de crescimento. Que Ela, que “nos mostra o Caminho”, isto é, Jesus, ajude-nos também a tornar-nos cada vez mais “discípulos do Caminho”.

Fonte: Vaticano

Mídia Pública | Além do Texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.