Lula demite general Júlio César Arruda, comandante do Exército
BRASÍLIA, 21 Jan (Reuters) – O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, no sábado, disse uma fonte com conhecimento do assunto.
A demissão de Arruda, que era comandante desde 28 de dezembro, foi noticiada no sábado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela rede de TV Globonews. Seu substituto será o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, comandante do Exército do Sudeste, disse a fonte.
O Exército brasileiro e o Ministério da Defesa não comentaram imediatamente o assunto.
Lula disse esta semana que os serviços de inteligência falharam em 8 de janeiro, quando prédios do governo em Brasília foram invadidos por partidários do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro.
Anteriormente, Lula disse suspeitar de conluio de “pessoas das forças armadas” na insurreição, durante a qual vários milhares de apoiadores de Bolsonaro invadiram e saquearam o prédio do Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal.
Arruda havia participado de uma reunião com Lula na sexta-feira, acompanhado dos comandantes da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse a repórteres após a reunião que os distúrbios de 8 de janeiro não foram o principal tema de discussão, mas acrescentou que qualquer envolvimento de militares nos distúrbios será punido.
Lula disse recentemente que seu governo expurgaria partidários leais a Bolsonaro das forças de segurança. Muitos dos manifestantes que se revoltaram em Brasília pediram um golpe militar para restaurar Bolsonaro ao poder.
Fonte: Reuters | Foto: Divulgação.