‘E nós, sabemos nos alegrar pelos outros?’, questiona o papa
Mídia Pública | A serviço do povo
Ouça este texto

Queridos irmãos e irmãs, feliz domingo, buongiorno!

O Evangelho da liturgia deste domingo narra a chamada Parábola do Filho Pródigo (cf. Lc 15,11-32). Leva-nos ao coração de Deus que perdoa sempre com compaixão e ternura. Sempre, Deus sempre perdoa. Somos nós que cansamos de pedir perdão, mas ele sempre perdoa. Ela [a parábola] nos diz que Deus é um Pai que não apenas nos acolhe de volta, mas se alegra e faz uma festa para seu filho que voltou para casa depois de ter desperdiçado todos os seus bens. Nós somos esse filho, e é comovente pensar no quanto o Pai sempre nos ama e espera por nós.

Mas há também o filho mais velho na mesma parábola que entra em crise diante desse Pai. Pode nos colocar em crise também. De fato, esse filho mais velho também está dentro de nós e somos tentados a ficar do lado dele, pelo menos em parte: ele sempre cumpriu seu dever, não havia saído de casa, e por isso fica indignado ao ver o Pai abraçando seu filho novamente depois de ter se comportado tão mal. Ele protesta e diz: “Eu te sirvo há tantos anos e nunca desobedeci ao seu comando”. Em vez disso, para “este seu filho”, você chega a comemorar! (cf. vv. 29-30) “Não te entendo!” Esta é a indignação do filho mais velho.

Essas palavras ilustram o problema do filho mais velho. Baseia a sua relação com o Pai unicamente na pura observância dos mandamentos , no sentido do dever. Este também poderia ser o nosso problema, o problema entre nós e com Deus: perder de vista que Ele é Pai e viver uma religião distante, composta de proibições e deveres. E a consequência dessa distância é a rigidez em relação ao próximo que não vemos mais como irmão ou irmã. De fato, na parábola, o filho mais velho não diz meu irmão ao Pai. Não, ele fala aquele seu filho , como se dissesse: “ele não é meu irmão”. No final, ele corre o risco de ficar fora de casa. De fato, o texto diz: “não quis entrar” (v. 28), porque ali estava o outro.

Vendo isso, o Pai sai para suplicar-lhe: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu” (v. 31). Ele tenta fazê-lo entender que para ele, cada criança é toda a sua vida. Quem sabe bem disso são os pais, que estão muito próximos de sentir como Deus se sente. Algo que um pai diz em um romance é muito bonito: “Quando me tornei pai, entendi Deus” (H. de Balzac, Il padre Goriot , Milano 2004, 112). Neste ponto da parábola, o Pai abre o coração ao filho mais velho e expressa duas necessidades, que não são mandamentos, mas essenciais para o seu coração: e está vivo” (v. 32). Vejamos se também nós temos no coração estas duas coisas que o Pai precisa: alegrar-se e regozijar-se .

Em primeiro lugar, para se divertir, isto é, para demonstrar que estamos perto dos que se arrependem ou que estão a caminho, dos que estão em crise ou dos que estão longe. Por que devemos fazer isso? Porque isso ajuda a superar o medo e o desânimo que podem advir da lembrança dos pecados. Aqueles que cometeram erros muitas vezes se sentem reprovados em seus próprios corações. Distância, indiferença e palavras duras não ajudam. Por isso, como o Pai, é necessário dar-lhes um acolhimento caloroso que os encoraje a seguir em frente. “Mas pai, ele fez tantas coisas”: boas-vindas calorosas. E nós, fazemos isso? Procuramos os que estão longe? Queremos comemorar com eles? Quanto bem pode fazer um coração aberto, uma escuta verdadeira, um sorriso transparente; para comemorar, não para deixá-los desconfortáveis! O Pai poderia ter dito: “Tudo bem, filho, volte para casa, volte para o trabalho, vá para o seu quarto, estabelecer-se e seu trabalho! E esta teria sido uma boa maneira de perdoar. Mas não! Deus não sabe perdoar sem comemorar! E o Pai festeja pela alegria que tem porque o filho voltou.

E então, como o Pai, precisamos nos regozijar . Quando alguém cujo coração está sincronizado com o de Deus vê o arrependimento de uma pessoa, ela se alegra, não importa quão sérios possam ter sido seus erros. Não fique focado nos erros, não aponte o dedo para o que eles fizeram de errado, mas regozije-se com o bem porque o bem de outra pessoa é meu também! E nós, sabemos nos alegrar pelos outros?

Gostaria de contar uma história imaginária, mas que ajude a ilustrar o coração do pai. Houve um teatro pop, há três ou quatro anos, sobre o filho pródigo, com toda a história. E no final, quando aquele filho decide voltar para o pai, ele fala com um amigo e diz: “Tenho medo que meu pai me rejeite, que ele não me perdoe!” E o amigo o aconselhou: “Envie uma carta ao seu pai e diga-lhe: ‘Padre, me arrependi, quero voltar para casa, mas não tenho certeza de que serei feliz. Se você quer me receber, por favor, coloque um lenço branco na janela’. E então ele começou sua jornada. E quando ele estava perto de casa, onde era a última curva da estrada, ele estava na frente da casa. E o que ele viu? Nem um lenço: estava cheio de lenços brancos, as janelas, por toda parte! O Pai acolhe assim, totalmente, com alegria. Este é o nosso Pai!

Que a Virgem Maria nos ensine a receber a misericórdia de Deus para que ela se torne a luz pela qual vemos o nosso próximo.

Fonte: Vaticano.

Mídia Pública | A serviço do povo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.