Dia da Mulher: o perfil da empreendedora cearense
Segundo o IBGE, o Ceará tem 8.936.431 habitantes. Desse total, estima-se que 52,3% são mulheres. Em relação à atividade empreendedora, a população feminina está a frente de 38% de todos os negócios existentes no Estado e lidera, junto com o Rio de Janeiro, as unidades da Federação na proporção das mulheres donas de negócios. Inclusive a média nacional que é de 34,4%.
Tendo necessidade de atualizar o perfil das mulheres empreendedoras e sua evolução recente, o Sebrae formatou um estudo com base nas informações disponibilizadas nos micros dados da PNADC do IBGE. O levantamento mostrou que, nesse contexto, as mulheres Donas de Negócio, comparadas aos homens:
- Têm maior grau de escolaridade;
- são mais jovens e ganham menos;
- trabalham mais sozinhas (Conta Própria);
- estão há menos tempo na atividade atual;
- empregam menos (menor proporção de empregadoras);
- têm estruturas de negócio mais simples;
- trabalham mais no setor de serviços (destaque: alojamento e alimentação);
- mas aumentaram sua presença no setor de informação e comunicação.
Ceará
No Ceará, o estudo do Sebrae mostrou que 68% das empreendedoras cearenses são negras, 91% trabalham por conta própria, 55% são chefes de suas famílias, 70% ganham até um salário-mínimo por mês, 51% trabalham menos de 40 horas por semana- o que supõe a necessidade de atender a outras demandas como família, filhos, casa- reduzindo o tempo dedicado ao negócio-, 41% trabalham no setor de Serviços, 19% têm nível superior e 9% são empregadoras, contrataram outras pessoas para ajudar na atividade.
Segundo a Junta Comercial do Ceará, em 2021 as mulheres foram responsáveis 47% de novos negócios registrados, o que representa que 51.764 mulheres formalizaram seus negócios. Diante do quantitativo de empresas abertas, o setor com mais participação feminina foi o de Serviços, com 27.727 registros. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, está Comércio, com 19.043, e Indústria, com 4.994.
Fonte: Sebrae/CE | Foto: Divulgação.