Baturité ganha primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará

Mídia Pública | Além do Texto

Fruto de uma parceria entre Prefeitura de Baturité e Sebrae-CE, foi inaugurado o primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará. A inauguração foi realizada no último dia 14 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Café.  A ideia do novo equipamento é contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de inovação, visando a divulgação e revitalização do café de sombra, oferecendo suporte aos cafeicultores, promover o turismo e desenvolvimento econômico da região.

Durante a inauguração do equipamento, também foi lançado o selo comemorativo que marca os 200 anos da presença do café na Serra de Baturité

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Baturité, Herberlh Mota, do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, do deputado federal Bismarck Maia e do deputado estadual Aldic Mota. Também estiveram presentes, a articuladora do Sebrae/CE na região do Maciço de Baturité, Fabiana Gizele, da analista segmento Café do Sebrae Nacional, Carmem Lucia Sousa e da coordenadora estadual do Agronegócio do Sebrae Paraná, Maria Isabel Rosa Guimarães.

 Centro de Referência

O Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará consiste em um espaço aberto à visitação, onde será possível vivenciar o processo de revitalização do café, conhecer sobre a importância dos bancos de mudas, a essência dos cafés especiais e os benefícios do cultivo do café de sombra. A torra de grãos e a aquisição do café da Serra também serão atrativos do Centro. Para os cafeicultores ou admiradores, haverá literatura, palestras e oficinas interativas sobre o café de sombra. Será possível, ainda, degustar um bom café, plantado e produzido na região, além de quitutes regionais na Cafeteria do Centro.

A iniciativa faz parte de um macroprojeto de produção agrícola associada ao turismo chamado “Baturité, Terra do Café”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Baturité, em parceria com Sebrae-CE, para a revitalização do café 100% Arábica, que tem como habitat a sombra das florestas. O projeto também está realizando o plantio de bancos de mudas de alta tecnologia com sementes selecionadas para o manejo e a permanência da cultura. Com mudas já à disposição para a venda, o banco tem o intuito de facilitar a vida dos cafeicultores, promovendo em larga escala o processo de revitalização do café, que vem sendo promovido nos últimos anos e pretende uma aceleração com essa ação.

Selo 200 anos

Em 2022, a Serra de Baturité comemora 200 anos de presença do café em seu território, uma história que trouxe migrantes, divisas, desenvolvimento e mudou os rumos da região. O Selo Comemorativo de 200 Anos marcará um momento muito especial em que prevalece a revitalização do plantio sustentável associado ao turismo, o fortalecimento desses grãos no mercado do café especial, a expansão da Rota Verde do Café, o processo (em andamento) de reconhecimento para obter a Identificação Geográfica (IG) e a consolidação de municípios da Serra de Baturité enquanto apoiadores do café de tradição.

A inauguração do Centro e o lançamento do selo marcam o início das comemorações pelos 200 anos do café na Serra de Baturité.

Serviço

Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará

Fonte: Sebrae News.

Mídia Pública | Além do Texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.